data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução
A atriz Christiane Torloni é uma das mães convidadas a dar seu relato em apoio às mães que perderam filhos tragicamente
Na próxima quarta-feira, a tragédia da boate Kiss completa 8 anos. Ainda sem um julgamento final, sem culpados e responsabilizados, Santa Maria ainda espera por respostas. A lembrança em cada familiar que perdeu um ente querido é viva e anseia por um desfecho. Esse será o tema da live que vai reunir artistas, familiares de vítimas e o presidente do movimento de justiça e direitos humanos, no dia 27 de janeiro, às 20h, que será transmitido pela página do Facebook da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de SM (AVTSM).
A ação foi produzida pela AVTSM e contou com a ajuda do jornalista Marcelo Canellas, que também vai participar do bate-papo. Vão participar as atrizes Christiane Torloni e Dira Paes, o ator Tony Ramos, a dramaturga e diretora Glória Perez, a mãe de vítima Ligiane Righi da Silva, e Jair Krischke, que representa o movimento de justiça e direitos humanos.
VÍDEO: mural alusivo aos oito anos da tragédia da Kiss começa a ser pintado
- Nós começamos a entrar em contato com os artistas via assessoria. O Tony Ramos nos respondeu prontamente, assim como os outros. Como não estamos ligados a nenhuma emissora de TV, facilitou bastante a participação deles. Vai ser conduzida pelo Marcelo Canellas, e vamos falar sobre a perda, ouvir os relatos dos convidados. O que coloca a gente no mesmo patamar é a questão da tragédia, elas são pessoas famosas, mas também são humanos e passaram por experiências trágicas. Superação não existe, existem meios de irmos tocando a vida e cada um tem um argumento e uma maneira de lidar - conta o presidente da AVTSM, Flávio Silva.
CAUSA NACIONAL
Marcelo Canellas, que ajudou a conseguir alguns contatos dos participantes, lamenta o fato de os réus ainda não terem sido julgados e toda a trajetória da apuração das responsabilidades ter descartado qualquer possibilidade de julgamento de autoridades públicas, incluindo aí desde integrantes do Ministério Público até integrantes da administração municipal.
Cerca de 78% das vacinas já foram distribuídas em Santa Maria
- Isso mostra e reforça uma característica de impunidade, que é uma espécie de segunda tragédia para essas famílias. Nós, como sociedade, falhamos quando deixamos passar esse tempo sem resolver essa questão. Essa live marca um pouco esse sentimento de injustiça. E é a melhor maneira neste momento de pandemia, já que não podemos fazer um grande ato público de rua, a live é um mecanismo de mobilização interessante. O fato de atrair esses grandes artistas que toparam participar, mostra o quanto a causa é importante, quanto desperta solidariedade e quanto é brasileira - comenta o jornalista.
SERVIÇO
- Live - 8 Anos à Espera de Justiça
- Quando - 27 de janeiro, às 20h
- Com - Marcelo Canellas, Christiane Torloni, Dira Paes, Glória Perez, Ligiane Righi da Silva, Jair Krischke e Tony Ramos.
- Onde assistir - facebook.com/AVTSMSantaMaria